terça-feira, 24 de maio de 2011

COMO CRIANÇA


“Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".”

(Lucas 18.17)

Eu sempre achei que esse versículo falava sobre pureza, mas de repente uma luz veio sobre a minha pessoa e eu vi que não tem nada a ver com pureza. Até mesmo porque é impossível voltarmos a ser puros como uma criança. No mundo em que vivemos hoje, a maioria de nós já nos sujamos com pornografia, sexo ilícito, palavras obscenas, etc. Como ser puro como uma criança após ter visto tantas coisas assim?! Sinceramente eu não consigo imaginar... Se para estiver no Reino, precisamos ser puros como uma criança, então ninguém estará!

Esse texto, num belo dia, ganhou vida na minha vida e eu pude entendê-lo quando me empenhei em buscar a receber revelação sobre o Reino de Deus.

Como que uma criança é? Ela é dependente do pai! Uma criança não pode fazer nada sem o consentimento do pai. Ela não pode comer, brincar, sair sozinha, comprar, etc. Tudo o que ela faz é na dependência do pai. Quando ela quer comprar algo, ela corre para o pai e pede a ele. Ela não tem nada se o pai não lhe der. Certo?! Esse é o caminho para o Reino. É isso que Deus quer de nós. Que venhamos a ser como crianças dependentes d’Ele. Assim como uma criança depende do Pai para fazer qualquer coisa, Deus quer que venhamos a depender d’Ele para fazer qualquer coisa. Não podemos ser independentes, temos que ser dependentes do Papai.

Isso se encaixa com aquele texto que diz que somente os pobres de espírito estarão no Reino (Mateus 5.3). Quem é o pobre? O pobre é aquele que não tem alguma coisa, na verdade ele não tem quase nada. Quem é o pobre de espírito? É aquele que não sabe nada, não conhece nada, não entende nada, que precisa de Deus para sobreviver espiritualmente, sobreviver nessa Terra. Ele reconhece que sozinho ele não pode, ele não consegue. Ele reconhece que se Deus não agir em favor d’Ele, ele não conseguirá. Ele reconhece que é fraco e depende da força de Deus. Temos que abrir mão de todo nosso conhecimento e sabedoria humana, de tudo o que aprendemos. Só assim o Reino de Deus será ativado em você. O Reino é dos humildes e não dos que se acham.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,

para que ninguém se vanglorie diante dele.”

(I Coríntios 1.27-29)

Vejo tanta gente soberba e metida a besta dizer que ta ativada no Reino. Meu Deus, o Reino é dos que são como uma criança dependente de seu pai. Desperta, moribundo! Bom, por hoje é só. Até breve! rs

Estabelecendo o Reino de Deus,

Rodrigo Menezes

PROFETA

domingo, 22 de maio de 2011

DE OSSOS SECOS A UM PODEROSO EXÉRCITO


Eu estava com saudades de escrever aqui. São tantas coisas que Deus quer ministrar aqui! Mas me falta tempo pra se assentar na cadeira do PC e escrever a mensagem que o Pai quer! Mas hoje eu consegui... =D

Essa mensagem é uma mensagem que o Pastor Ricardo Guimarães pregou na Capacitação de Líderes de Abril de 2011 e o meu Pastor ministrou domingo passado. Peguei o esboço pra estudar pra ministrá-la na célula e como Deus continuou ministrando na minha vida. Conforme eu lia o esboço, as lágrimas vinham nos meus olhos. E quero compartilhar com vocês aquilo que eu tenho recebido e ministrado! Os segredos que o Pai tem me revelado, quero dividir com vocês, meus irmão amados! S2

Então vamos lá? Vamos começar com o texto que está no livro do Profeta Ezequiel.

A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.

Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.

Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".

Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!

Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.

Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ ".

E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.

Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.

A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".

Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!

Então ele me disse: "Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.

E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor.

Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor’ ".

(Ezequiel 37.1-14)

Esse é um texto profético, onde Deus dá uma visão a Ezequiel de que a partir do que restou da nação de Israel ele vai levantar um poderoso exército. Mas o que é preciso fazer para levantar esse exército?

Em primeiro lugar para levantar um exército...

I – TEMOS QUE NOS CONECTAR COM A REALIDADE DO MUNDO (Ezequiel 37.1,2)

A primeira coisa que Deus faz é levar Ezequiel a enxergar a realidade da sua localidade. Deus sempre nos leva a enxergar a realidade do local aonde vivemos para que Ele consiga gerar compaixão em nosso coração. Assim iremos com toda a força de Deus conquistar o local. Um exemplo é o Profeta Isaías que quando teve um Encontro com Deus foi levado a ver os seus pecados e os pecados da sua localidade (Isaías 6.5)

O Senhor levou Ezequiel a uma vale de ossos secos. Aqui há um princípio para a igreja dos nossos dias! Nós não vamos formar um exército, trancados dentro do prédio de uma igreja! Deus não nos quer trancados em quatro paredes de um lugar de reunião. A visão da formação do exército só acontece quando entramos em contato com a realidade do mundo.

O diabo entrou no meio do povo de Deus e gerou uma mentalidade de que você precisa ir a “igreja”, freqüentar cultos, etc. Isso é uma visão maligna que tem impedido o povo de Deus de avançar e conquistar a Terra pra Cristo.

A Igreja não é um prédio, Igreja é um grupo de pessoas reunidas em Cristo. Igreja não é um local para você freqüentar. Vou te explicar porque Jesus diz que somos Igreja.

Essa não é uma palavra nova, que Cristo inventou, mas é uma palavra que já existia no império romano. Igrejas eram grupos de pessoas que entravam nas nações pra influenciá-la com a cultura e os costumes de Roma. Quando os romanos queriam conquistar uma localidade, eles enviavam as igrejas e elas se infiltravam no meio da população e começava aos poucos a introduzir a cultura e os costumes de Roma. Quando Roma envia o exército para tomar aquela localidade, eles não precisavam guerrear, pois toda a localidade já estava conquistada pra eles. Por isso Jesus nos chamou de igreja, porque essa era a intenção d’Ele. O desejo de Cristo, ao nos chamar de Igreja, era que nós nos infiltrássemos no meio da sociedade introduzindo a cultura e os costumes do Reino de Deus. Ele nos fez reis e sacerdotes para governar a Terra (Apocalipse 1.6 e 5.10).

Ezequiel foi levado ao vale para ver a realidade da sociedade. É preciso descer no vale. Lá onde estão os ossos sem vida. Onde estão as pessoas que sofrem. Lá onde estão os estão os pais alcoólatras, os casamentos arruinados, as pessoas com enfermidade sem diagnóstico médico, os depressivos, os desesperados, desalmados, sem esperança, sem Deus, sem salvação. São esses que Deus quer! É tempo de descer das plataformas e dos títulos! É tempo de descer e enxergar os perdidos que estão sofrendo na mão do diabo.

Eu passei por muito tempo iludido achando que o propósito de Deus era que eu ficasse em uma plataforma ministrando louvor e palavra. Até que o Espírito Santo me deu um socão e me mostrou o propósito d’Ele. Eu decidi abandonar, por um tempo, a plataforma e fui atrás dos perdidos. Sinceramente, não sinto falta de estar em cima de uma plataforma ministrando. Eu gosto de ser como Jesus. Jesus não estava em cima de uma plataforma, Ele estava no chão, andando com os pecadores, sendo luz e sal. Ensinado e treinando o Exército. Eu quero me relacionar com as pessoas e enxergar o propósito de Deus e o que Ele quer com elas. Guiá-las até o Centro da vontade de Deus. É impossível fazer isso da plataforma! Antes meu maior sonho era ser um ministro de louvor tipo o André Valadão. Hoje o meu maior sonho é conquistar essa geração! É transformar a sociedade em que eu vivo. Aniquilar o sistema e estabelecer o Reino de Deus aqui na Terra.

Você precisa enxergar a realidade que vivemos, para que seu coração seja sensibilizado pelo Senhor a agir em favor daqueles a quem Deus quer salvar. O Pai quer gerar em você aquilo que está no coração d’Ele.

Deus quer te mostrar as prostitutas, os traficantes, viciados em drogas, as famílias destruídas, os mendigos, os perdidos em geral. É tempo de você enxergar como o mundo em que vivemos está um caos. Deixa fluir a vida de Deus que está dentro de você. Deixa o Rei que ta dentro de você gritar e ficar nervoso e pular para a guerra! É tempo de guerrear pelos perdidos!!! Deixa o Reino de Deus sair de você e se manifestar na sua casa, na sua escola, no seu trabalho, na faculdade, na sua rua, na sua localidade!

Em segundo lugar para levantar um exército...

II – TEMOS QUE TER UMA FÉ ATIVA (Ezequiel 37.2,3)

Nos versos 2 e 3 o Senhor confronta a fé do profeta: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?” Existe esperança? Você crer que dessa ossada eu posso levantar um forte exército?

O Senhor está te confrontando! Será que você crer que eu sou um Deus de milagres e posso fazer o impossível?

Ezequiel simplesmente surpreende a Deus. Ele não responde o que seus olhos estão vendo. Ele olha a realidade e pensa: Morto já está ruim de levantar, quanto mais mortíssimo. E a sua resposta é: Eu não sei de nada! Eu não opino nada! Eu não acho nada. Senhor Deus tu o sabes. Porque se o senhor está falando é porque o Senhor vai fazer. E para o Senhor não há limites!

Se Deus te prometeu, se Deus já te deu como herança, não importa nada e nem ninguém. Não importam se as circunstâncias te dizem o contrário. O que Deus falou se cumprirá. Ele disse que levantaria um Exército nos últimos dias tomaria tudo (Joel 2.1-12), então eu creio que Ele vai fazer por mais que eu veja a Igreja vivendo sob o governo do diabo.

Ative a sua fé para crer no sobrenatural! Porque vai se levantar um povo que não respeitam os limites colocados pelo Diabo. Um povo que tem fé capaz fazer coisas que nunca foram feitas antes!

Não respeitaremos o capeta. Se ele disse que não podemos, se ele debochar na nossa cara dizendo que é impossível, nós vamos esfregar o nosso Deus na cara d’Ele e mostra que aquele que está conosco é muito maior do que ele (I João 4.4). Faremos obras maiores que Jesus Cristo (João 14.2)!

Em terceiro lugar para levantar um exército...

III – TEMOS QUE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DIVINAS (Ezequiel 37.4,9)

A formação do exército é resultado de uma ação divina e humana. Deus diz que vai fazer, mas ele manda Ezequiel fazer duas coisas:

a) Primeiro – Profetiza a Palavra: Ezequiel 37.4

· Só a palavra ressuscita os ossos pelo seu poder transformador. Só a palavra transforma o caos em algo organizado. Só a Palavra faz o deserto florescer! Tudo o que Deus fez, Ele o fez pela Palavra. Tudo que Jesus fez nessa terra Ele o fez pela Palavra.

· Ezequiel começou a profetizar e veja o que acontece:

A.1 - OSSO SE JUNTOU A SEU OSSO: Ezequiel 37.7

· O primeiro processo resultado da liberação da palavra profética foi um reboliço. Os ossos começaram a mexer.

O mover é o primeiro passo. Por muitas vezes eu me enganei e me iludi achando que o mover que estava acontecendo já era o poderoso avivamento, já era a Última Chuva que virá. Que tolo, fui! O mover é só o início, é só o sinal de que estamos no caminho, mas ainda não é o Exército. Um exemplo disso é o mover de adoração que aconteceu no Brasil no ano 2000. Todos os meus amigos que eu conhecia que eram desse mover, hoje em dia estão no mundo, perdidos, afastados e desviados do propósito de Deus. O Brasil ficou maravilhado ao ver os dons sendo liberado sobre a Igreja, Óleo de Alegria caindo, as pessoas não conseguindo se levantar por causa do peso da Glória de Deus, pessoas nas ruas sendo tomadas pelo Espírito de Deus, pessoas sendo carregadas pra casa porque não conseguiam se conter. Wow, que lindo! O Brasil se enganou! Achou que era o avivamento, mas hoje temos pessoas frias e congeladas no nosso meio, pessoas longe do propósito de Deus. Achavam que as pessoas iriam cair no Poder e ao se levantar, se levantariam soldados preparados e adestrados para a batalha. Mas se enganaram, geraram mais religião. As pessoas caíam no Espírito e se levantavam mais religiosas, correndo atrás dessas coisas como se isso fosse o que mudaria a história da nossa Nação! A Igreja era pra ter treinado essas pessoas, discipulado elas com o Evangelho do Reino, da justiça de Deus!

Eu me lembro que certa vez na minha célula, assim que entrei pra visão celular e liderei, veio um mover tão poderoso na minha célula, teve gente que voava e tudo. Uma vez a galera ficou no chão e não conseguia se levantar, eu tive que ir trabalhar e deixar geral no chão da minha varanda rsrs. Eu achava que isso era um grande avivamento e que eles iriam conquistar essa geração comigo. Mas não foi bem isso que aconteceu. Hoje somente um desses permaneceu e está comigo ainda sendo treinado.

Outro exemplo foi no último Encontro com Deus da rede de jovens e adolescentes lá do Centro de Treinamento. Um cego foi curado. Wow! Mas foi curado pela metade, sabe por quê? Quando o cego começou a enxergar, a galera começou a pular e a comemorar ao invés de continuar orando por ele até a cura ser completa. Caraca, se o garoto começou a enxergar, é claro que ele ia ter a cura completa. Mas as pessoas vêem uma gota da Última Chuva e já acham que a Última Chuva chegou! Jesus passou por isso também com um cego (Marcos 8.23-25).

· Osso batendo em osso também aponta para o primeiro pilar da visão celular que é GANHAR! Mas ganhar é só osso balançando. Porque todos que chegam de alguma forma estão desconjuntados! Portanto, juntar osso é GANHAR!

· Ossos se mexendo já é um grande milagre. Mas seu alvo não é promover um reboliço gostoso no culto... Seu alvo não é ter um reboliço na célula. Seu alvo é formar um exército poderoso! Enquanto o exército não se levantar, não pode parar.

A.2. – VIERAM TENDÕES SOBRE OS OSSOS: Ezequiel 37.8

· Ezequiel continuou profetizando e veio sobre os ossos tendões. Tendões são ligamentos fala do trabalho de CONSOLIDAÇÃO. Para que o corpo possa se colocar de pé tem que haver ligamento.

· Primeiro você ganha. Depois tem que consolidar. Tem que dá consistência! A gente ainda precisa avançar muito nessa área de consolidação. Porque a palavra que junta o osso desconjuntado é uma e a palavra que consolida é outra.

Ganhar é muito fácil. Jesus é irresistível. É só a vida fluir de você enquanto você ministra ao perdido que ele vai levantar as mãos e aceitar a Cristo e ser salvo! Mas consolidar já é mais difícil. É cruz! Rs. Você vai ter que ligar pra pessoa, ficar no pé dela, ser chato, amar quando deseja, na verdade, mandar a pessoa tomar banho. É um trabalho árduo. Tem que amar muito no período da consolidação.

A.3. E CRESCEU CARNE E SE ESTENDEU PELE: Ezequiel 37.8

· Agora você consegue ver algo mais robusto. Mas consistente. Isso aponta para o trabalho do DISCIPULADO.

Você vai começar a trabalhar em cima da pessoa para que Cristo seja gerado nela. Já vai ter uma intimidade e autoridade maior pra falar na vida dela. Pra dizer o que é certo e o que é errado. Pra exortar e disciplinar.

· Você dá palavra a ele, dá forma divina a ele, dá forma do caráter de Cristo nele. Agora não é apenas osso com nervo... Tem aparência de algo. Não é mais um projeto, já está em estado de corpo feito. Mas ainda não temos um exército.

· Até aqui tudo o que temos são corpos inanimados! Existe uma aparência bonita, corada, mas não existe vida.

E assim temos visto muitas pessoas. Ela tem uma aparência bela, mas por dentro está vazia. Ela ainda não tem a vida de Deus. Por mais que o Discipulador esteja em cima dela tentando gerar o caráter de Cristo, gerar o propósito de Deus nela, ativar o Reino de Deus nela, ele não consegue porque ela não tem ainda intimidade com Deus. A pessoa ainda não aprendeu a se relacionar com Deus, a ouvir de Deus. Ela é ainda muito dependente do homem. Ela parece estar ativada no Reino de Deus, mas só está reproduzindo tudo o que ela ouve e não o que Deus ministra a ela quando ela está a sós com Deus. Na verdade, ela não sabe nem o que é estar a sós com Deus.

· Então vem a segunda orientação de Deus para levantar um exército:

b) Segundo - Profetiza o Espírito: Ezequiel 37.9,10

· Nós temos que aprender esse princípio. Tudo o que Deus faz ele o faz pela Palavra e pelo Espírito.

· Se você tem só palavra. Você gera um povo cheio de conceitos, texto bíblicos na mente, mas que continua nas suas carnalidades. Porque a palavra dá a formação. Mas o Espírito dá a vida. A palavra organiza, mas o Espírito vivifica.

Concluímos que O propósito de Deus só está completo quando a vida está fluindo do corpo.

Essa palavra mudou a minha vida, mudou meus conceitos, meu posicionamento, minha maneira de ver as coisas. E por isso a compartilhei com vocês. Que eu possa ter sido benção na tua vida e ativado algo em você!

Estabelecendo o Reino de Deus,

Rodrigo Menezes

PROFETA